Ontem
Economistas Estará a América a tornar-se fascista? 23.01.2020 Daron Acemoglu
Não é tarde para resolver as queixas dos americanos e reconstruir as instituições do país. Mas isso não será possível num ambiente politicamente polarizado, e as acusações de fascismo só tornarão esse ambiente menos hospitaleiro para os opositores de Trump.
Anteontem
Economistas A economia mundial atingiu o seu pico de crescimento? 22.01.2020 Jim O'Neill
Em princípio, o PIB global poderia ter aumentado mais de 4%, a julgar pelos dois principais fatores de crescimento: o tamanho da força de trabalho e a produtividade.
Economistas O que poderá estragar 2020? 21.01.2020 Anatole Kaletsky
Dado que Trump deve fazer declarações que assustarão os investidores e que algumas sondagens vão sugerir uma possível vitória democrata em algum momento da campanha, é quase certo que a política dos EUA vai desencadear crises ocasionais de pânico antes de 3 de novembro.
Economistas O dilema dos bancos centrais 20.01.2020 Miao Yanliang
Não só a política orçamental e as reformas estruturais devem desempenhar um papel maior, como a política macroprudencial deve ser tida como prioridade, a fim de conter os ciclos financeiros de expansão/contração.
Kenneth Rogoff O indispensável debate sobre a desigualdade 19.01.2020 Kenneth Rogoff
Os mais recentes dados das Nações Unidas mostram que o mundo já chegou a um ponto crítico, em que não existem muitas hipóteses de limitar o aumento da temperatura global ao nível que os climatólogos consideram ser o limiar de segurança: 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Jean Pisani-Ferry A nova identidade verde da Europa 17.01.2020 Jean Pisani-Ferry
A transição para a neutralidade carbónica destruirá riqueza, causará perda de empregos em setores com uso intensivo de energia e exigirá mudanças no estilo de vida. Só terá apoio suficiente para superar a oposição se gerar dinamismo económico.
Há 1 semana
Economistas A crescente ameaça das guerras da água 15.01.2020 Jayati Ghosh
Tal como sucede com as alterações climáticas, as consequências mais graves do stress hídrico vão afetar de forma desproporcionada as pessoas das regiões mais pobres do mundo – em particular em África e na Ásia do Sul e Central –, que são quem menos contribuiu para o problema.
Harold James “Teens” falhados 14.01.2020 Harold James
Durante séculos, os "teens" têm sido a antítese dos "sixties". Têm sido tempos em que a audácia da esperança é substituída por desespero, desilusão e falsidade. Como tal, têm sido profundamente perturbadores e destrutivos. O tempo de recuperação é muito longo, e só alguns de nós terão o privilégio de testemunhar os anos 2060.
Economistas Quando os bancos centrais se tornam verdes 13.01.2020 Willem H. Buiter
Em declarações recentes perante o Parlamento Europeu e os meios de comunicação social, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, indicou que os riscos climáticos são, sem dúvida, uma preocupação para a instituição que lidera, e sugeriu que a mitigação dos efeitos climáticos poderá vir a ser agregada como um objetivo de política monetária do banco central aquando da revisão em curso da estrutura de políticas do BCE.
Jeffrey Sachs A perigosa obsessão dos EUA com o Irão 12.01.2020 Jeffrey D. Sachs
Com a retaliação do Irão já em curso, é especialmente imperativo que a União Europeia não siga a imprudente administração Trump numa escalada que poderá resultar em guerra.

Marketing Automation certified by E-GOI