Robert Skidelsky Como a economia sobreviveu à crise económica 14:00 Robert Skidelsky
Enquanto a Grande Depressão da década de 1930 produziu a economia keynesiana e a estagnação da década de 1970 produziu o monetarismo de Milton Friedman, a Grande Recessão não produziu nenhuma mudança intelectual semelhante.
Adair Turner A transição para a economia verde, uma oportunidade para a China 22.02.2018 Adair Turner
Não nos surpreendamos se, daqui a 10 anos, os luminosos céus azuis de Pequim acabarem por se tornar o símbolo da liderança tecnológica chinesa em todos os aspectos da economia verde.
Harold James A ameaça da bitcoin 21.02.2018 Harold James 20
A menos que uma moeda tenha sido autenticada por um governo, é improvável que seja totalmente confiável. Mas isso não significa que não se possa tornar um brinquedo para o ingénuo e o crédulo, ou uma arma de destruição financeira em massa para os beligerantes políticos em todo o mundo.
Economistas Reduzir o fosso de género no sector tecnológico 21.02.2018 Gillian Tans
Há uma percepção errada, por parte de quem procura emprego, de que as oportunidades para as mulheres no sector tecnológico só existem para aquelas que têm experiência em programação e engenharia.
Jean Pisani-Ferry As consequências económicas internacionais do Sr. Trump 20.02.2018 Jean Pisani-Ferry
Se o primeiro ano de Trump na presidência é uma indicação do que está para vir, há poucos motivos para ansiar por uma liderança económica dos Estados Unidos. Um ano após a sua tomada de posse, Davos representou um alerta poderoso de que ele está longe de estar normalizado.
Daniel Gros Zona Euro: uma ilha de estabilidade 19.02.2018 Daniel Gros
A Zona Euro deve a sua imunidade ostensiva às oscilações dos mercados financeiros às grandes melhorias nos fundamentais das economias periféricas: o crescimento melhorou e o desemprego – ainda que continue elevado - está em rápido declínio.
Há 1 semana
Economistas Estarão os preços do petróleo a caminho de outro pico? 18.02.2018 Carmen Reinhart
O aumento das receitas petrolíferas melhora a situação orçamental da maioria das economias produtoras desta matéria-prima e há países que aproveitaram o maior apetite por parte dos investidores internacionais para emitirem dívida soberana.
Economistas A irresistível ascensão da China 15.02.2018 Jim O'Neill
2018 mal começou, e já a economia da China é duas vezes e meia maior do que a japonesa, cinco vezes maior do que a da Índia, seis vezes maior do que a do Brasil e oito vezes maior do que a da Rússia. Também é maior do que toda a Zona Euro.
Economistas Pode o populismo económico prevenir o populismo político? 14.02.2018 Dani Rodrik
Os bancos centrais independentes desempenharam um papel muito importante no controlo da inflação nas décadas de 1980 e 1990. No entanto, no actual contexto de baixa inflação, o seu foco exclusivo na estabilidade dos preços incute uma tendência deflacionista à política económica e entra em conflito com a criação de emprego e crescimento.
Economistas Como é que os EUA podem mudar o comportamento do Paquistão? 13.02.2018 Brahma Chellaney
Os decisores políticos dos EUA devem agir em breve, ou um Paquistão cada vez mais frágil, pode passar de Estado patrocinador de terrorismo a Estado patrocinado por terroristas.