Cronista
André Veríssimo Jornalista

André Veríssimo é director do Negócios desde Novembro de 2017, tendo iniciado funções na direcção em 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo Itália? É só fazer as contas 17.10.2018 André Veríssimo
Em política fazem-se discursos com representações interessadas da realidade, quando não meras representações. Mais cedo ou mais tarde, a realidade acaba por apanhar a política. Em Itália não será diferente.
André Veríssimo O quarto é diferente 16.10.2018 André Veríssimo
Este Orçamento, o quarto da geringonça, não é igual aos irmãos. Isso viu-se na luta sôfrega pela paternidade, como se o mais importante das negociações não fossem as medidas em si, mas quem ia dar a cara por elas. Sim, as eleições falaram alto.
André Veríssimo O fim da obsessão pelo défice 11.10.2018 André Veríssimo
E se em vez do défice, as regras orçamentais da União Europeia fossem norteadas pela dívida pública e limites ao crescimento da despesa? A ideia foi vincada por Vítor Gaspar, agora director do Departamento de Assuntos Orçamentais do FMI, numa entrevista esta semana ao Negócios. E é boa.
André Veríssimo O assalto à ERSE 09.10.2018 André Veríssimo
A guerra às rendas da energia começou no Governo anterior, mas foi com este que entrou no modo “blitzkrieg”. Agora prepara-se para juntar ao arsenal a partidarização do regulador. Pode-se até achar justa a causa das rendas excessivas. Mas num Estado de direito não pode valer tudo.
André Veríssimo Brasil entre o mau e o péssimo 03.10.2018 André Veríssimo
A escolha que os brasileiros têm pela frente no próximo sábado não tem virtudes. Oscila entre a tragédia civilizacional ou a reeleição de um partido que esteve no centro de um escândalo de corrupção de dimensão e profundidade impensáveis.
André Veríssimo Então e as empresas? 02.10.2018 André Veríssimo
O rol de medidas para o próximo Orçamento do Estado vem sendo apresentado numa espécie de crescendo. E há boas notícias para quase todos: alívio fiscal para as famílias, aumentos para a Função Pública e actualização de pensões. Sobre as empresas, quase nada.
André Veríssimo Turismo pode ser vítima de si mesmo 27.09.2018 André Veríssimo 20
Quando uma manifestação no centro de Lisboa exibe cartazes nos quais se lêem frases de ordem do género "Hands off our houses", como aconteceu no sábado passado, há campainhas de alarme que devem soar. Por causa do direito à habitação, mas também por causa do turismo.
André Veríssimo Banca sem bancos? 25.09.2018 André Veríssimo
Pode haver banca sem bancos? Pode, se estivermos a falar dos bancos incumbentes. O governador do Banco de Portugal deixou de forma pungente essa questão quando ontem, na conferência do Negócios sobre a Banca do Futuro, afirmou que não era evidente quem acabarão por ser os protagonistas da intermediação financeira: que entidades vão recolher as poupanças e dar crédito.
André Veríssimo Brilharete de Centeno não pagará a luz 20.09.2018 André Veríssimo
O preço da electricidade sobe no mercado e deverá chegar em 2019 à factura. O Bloco de Esquerda quer jogar o trunfo da descida do IVA, mas não deve ter feito as contas... Não há brilharete no défice que lhes valha.
André Veríssimo Habitação: resolver sem estragar 19.09.2018 André Veríssimo
Comprar casa no centro de Lisboa dificilmente voltará a ser acessível para a classe média. Haverá excepções induzidas por políticas públicas, mas aquela será a regra. O motivo é simples: se há procura por habitação a seis, oito ou dez mil euros o metro quadrado, ninguém vai querer construir ou reabilitar para vender a dois ou a três mil euros.