Cronista
André Veríssimo Jornalista

André Veríssimo é director do Negócios desde Novembro de 2017, tendo iniciado funções na direcção em 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo Elon Musk tem salvação? 09.08.2018 André Veríssimo
Elon Musk é um génio e um visionário. Da sua imaginação e determinação já nasceu uma empresa que é hoje a PayPal, o mais bem sucedido projecto privado de foguetões, com lugar garantido na história da exploração aeroespacial, o maior construtor de carros eléctricos do mundo e uma tecnológica que pretende ligar computadores ao cérebro.
André Veríssimo Emprego sim, salários não 08.08.2018 André Veríssimo 155
O maior sucesso económico de Portugal nos últimos anos foi a descida da taxa de desemprego, que é já a mais baixa em 14 anos. Só que a maioria do emprego criado ainda não é o que mais convém ao país.
André Veríssimo Fogo que arde sem se perceber 07.08.2018 André Veríssimo 64
Depois de tudo o que foi feito na sequência das tragédias do ano passado, custa aceitar que voltemos a ter um incêndio que lavra há cinco dias seguidos sem controlo, que começa num concelho e se espalha a quatro, provoca vários feridos, desaloja centenas de pessoas e é já o sexto maior de sempre em área ardida.
André Veríssimo As tarifas, agora a doer 01.08.2018 André Veríssimo
Por enquanto, Donald Trump parece estar a ganhar: a economia americana avançou 4,1% no segundo trimestre, o ritmo mais sólido desde 2014. Mas as guerras comerciais normalmente só têm perdedores.
André Veríssimo Transparentes, mas pouco 31.07.2018 André Veríssimo
A transparência nas contas dos partidos melhorou. Se isso não tivesse acontecido, o trabalho de dois jornalistas do Negócios sobre os donativos que pode ler na edição de hoje não seria possível. Mas muito há a fazer, no modelo e nos meios de fiscalização, para que também neste domínio tenhamos uma melhor democracia.
André Veríssimo O pior de Catarina 30.07.2018 André Veríssimo 122
Robles caiu, como expectável. A incoerência entre o discurso político e a prática privada não lhe dava outra saída. Pior esteve Catarina Martins, que achou por bem defender a conduta indefensável do vereador e a sua permanência no cargo: deu-se mal, duplamente.
André Veríssimo O fim da clandestinidade 11.07.2018 André Veríssimo
Trabalhar para a Uber ou um serviço similar era como consumir drogas leves – ilegal, mas ninguém ia preso. Havia, no entanto, uma insegurança, que se estendia aos clientes. Esse tempo está, felizmente, a chegar ao fim. Foi um processo longo e difícil. A primeira proposta legislativa do Governo data do final de 2016.
André Veríssimo Diz que é uma espécie de Brexit 10.07.2018 André Veríssimo
A demissão de David Davis, o ministro do Brexit, e de Boris Johnson, ministro dos Negócios Estrangeiros, significa que muito provavelmente vingará uma solução em que o Reino Unido fica com um pé fora e outro dentro da União Europeia. Como projecto político, a saída do Reino Unido pode seduzir uma parte importante do eleitorado, mas do ponto de vista económico tem custos muito elevados.
André Veríssimo Verborreia orçamental 09.07.2018 André Veríssimo 29
O Orçamento do Estado para 2019 é por estes dias o prato “du jour” da política à portuguesa, servido este ano com doses generosas de crispação. Tanta agitação seria compreensível, e salutar, se fosse motivada pelo debate incisivo de medidas e opções concretas para o futuro do país. Nada. Até agora, é só espuma.
André Veríssimo Um número que envergonha 04.07.2018 André Veríssimo 97
A fraude é um comportamento ainda enraizado na sociedade portuguesa. Veja-se o alojamento local. Há um negócio emergente e logo a fuga fiscal emerge com ele, obrigando à atenção especial dos inspectores.