Cronista
André Veríssimo Diretor

André Veríssimo é diretor do Negócios desde Novembro de 2017, tendo iniciado funções na direção em 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo Isabel e os outros 20.01.2020 André Veríssimo
No fundo, sempre soubemos. Os sinais sobre uma fortuna alicerçada em benefícios e fundos públicos, garantidos pelo antigo regime angolano, abundavam. José Eduardo dos Santos controlava o poder político, a sua filha Isabel, a "princesa", deitava garras ao poder económico.
André Veríssimo Se corre bem, é para taxar 16.01.2020 André Veríssimo 66
O Governo comporta-se, cada vez mais, como um francoatirador fiscal pronto a disparar sobre tudo o que tenha lucro. Se o negócio está a dar dinheiro, leva com uma taxa. Com isso, desincentiva o engenho, o mérito, a capacidade de iniciativa, o esforço na criação de riqueza.
André Veríssimo Mentiras de guerra  13.01.2020 André Veríssimo
A queda do Boeing 737 da Ukraine Airlines que a 8 de janeiro provocou a morte dos 176 ocupantes foi atribuída pelo regime de Teerão a "falha mecânica" e as caixas negras inicialmente retidas. No sábado, chegou o reconhecimento do que já se sabia: foi um míssil disparado pelas forças armadas iranianas que abateu o avião.
André Veríssimo Autoritarismo fiscal no automóvel 08.01.2020 André Veríssimo 34
Porque os sistemas do Fisco não comunicam com os do IMT, terão de ser os lesados a reclamar nas Finanças o valor pago em excesso. Não deveria ser a AT a fazer essa diligência? É uma máquina formidável (e ainda bem) a cobrar, mas que emperra quando chega a hora de devolver.
André Veríssimo Os perdões da polémica 06.01.2020 André Veríssimo 49
Há dúvidas sobre a paternidade original da citação, mas poucas sobre a verdade que encerra: "Se deve 100 mil euros ao banco, o problema é seu, se deve 100 milhões o problema é do banco." Ou, puxando para a atualidade nacional, "se deve 100 mil euros no crédito à habitação o problema é seu, se a Malo Clinic deve 70 milhões o problema é do banco".
André Veríssimo A grande evasão 02.01.2020 André Veríssimo
Como é que Carlos Ghosn, o antigo presidente da Nissan acusado de fraude financeira, rosto amplamente conhecido no Japão, saiu de Tóquio e fez cerca de 9.000 quilómetros até Beirute, escapando à vigilância apertada das autoridades a que estava sujeito na sua casa na cidade japonesa? É o grande enigma do início de 2020 e coisa para dar um filme.
André Veríssimo Bem-vindo a 2020  01.01.2020 André Veríssimo
Espreitando da porta de 2020, o cenário é mais animador, mas com poucos motivos para otimismos esfuziantes.
André Veríssimo O polémico Mr. Silva 30.12.2019 André Veríssimo 39
Augusto Santos Silva é um político experiente, sagaz, que em regra mede a régua e esquadro o impacto das suas palavras. Mas por vezes é acometido por excessos verbais que incendeiam a polémica.
André Veríssimo Centeno com um pé fora 22.12.2019 André Veríssimo 26
Uma eventual saída de Centeno do Governo levanta desde logo duas questões de carregar o semblante: porque sai e o que se perde com a sua saída?
André Veríssimo O Orçamento das pequenas medidas 16.12.2019 André Veríssimo
Tal como nos anos anteriores há uma preocupação de equilíbrio, traduzido no proverbial "dar com uma mão e tirar com a outra".

Marketing Automation certified by E-GOI