Cronista
Celso Filipe Diretor-adjunto

Nasceu em 1964 e é atualmente diretor-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a atividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redação. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe A política do Sr. Trump 04.12.2019 Celso Filipe
O Presidente dos Estados Unidos está empenhado em mimetizar o comportamento do Sr. Hulot, mas só na parte da desordem, embora a puerilidade das suas ações convoque para o domínio do burlesco. 
Celso Filipe Greta faz bem ao ambiente? 02.12.2019 Celso Filipe 22
O ideal que Greta transporta é legítimo, mas investi-la numa espécie de messias do combate às alterações climáticas é injusto para a própria e redutor. Nem Greta Thunberg pode personificar a luta em defesa do ambiente, nem esta se deve esgotar na adolescente sueca.
Celso Filipe Uma tensão sem memória 01.12.2019 Celso Filipe
Agora que o barco navega em águas calmas, há muitos a acharem que o país já não precisa de boias, geralmente os mesmos que saltam borda fora ao mínimo sinal de dificuldades.
Celso Filipe A política como ela é  27.11.2019 Celso Filipe 30
Demorou pouco tempo o encantamento de Joacine. A sua abstenção no voto apresentado pelo PCP de "condenação da nova agressão israelita a Gaza" foi a gota de água que provocou uma tempestade, tendo a direção do partido considerado um "contrassenso" esta opção. Além disso falhou a entrega, em tempo útil, do projeto de lei sobre a nacionalidade, uma das bandeiras programáticas do partido.
Celso Filipe Vamos falar da TAP 24.11.2019 Celso Filipe 51
Do ponto de vista financeiro, a história da TAP resume-se numa frase de Diogo Lacerda Machado, administrador não executivo e presidente da comissão de estratégia da companhia: "Nos últimos 45 anos, a TAP teve dois anos de resultados positivos."
Celso Filipe O sentimento Trump  19.11.2019 Celso Filipe
O indicador de sentimento Trump é uma fórmula que vem ganhando créditos, uma vez que suporta uma coisa e o seu contrário e faz do seu protagonista um crónico vencedor.
Celso Filipe O ABC do BE 18.11.2019 Celso Filipe
O aquecimento para o Orçamento do Estado de 2020 já começou com o habitual corrupio de reivindicações. Nesta matéria, o Bloco de Esquerda tem estado particularmente ativo, sendo esta uma das circunstâncias que explicam o porquê de António Costa não equacionar, nem por momentos, um acordo de Governo com os bloquistas.
Celso Filipe Era uma vez a América do Sul 14.11.2019 Celso Filipe
A América do Sul, conhecida pela sua crónica instabilidade, não aproveitou os tempos de bonança económica para promover reformas que assegurassem um modelo de governação capaz de consolidar o sistema democrático.
Celso Filipe Minuto e meio de vergonha 13.11.2019 Celso Filipe 34
Os partidos de esquerda arrepiaram caminho e o Chega, Iniciativa Liberal e Livre puderam ontem interpelar António Costa. Mas o mal está feito.
Celso Filipe Política à espanhola 11.11.2019 Celso Filipe
Os espanhóis voltaram a entregar aos partidos a responsabilidade de se entenderem e tirarem o país do impasse governativo que começa a ser penalizador para a economia.

Marketing Automation certified by E-GOI