Cronista
Celso Filipe Diretor-adjunto

Nasceu em 1964 e é atualmente diretor-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a atividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redação. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe Há petróleo no Terreiro 09.12.2019 Celso Filipe
Todos os anos o Orçamento do Estado replica aquela anedota do menino que cobiça um bolo na pastelaria. Um homem satisfaz-lhe a gula oferecendo-lhe o dito e a mãe, solícita, inquire o pré-adolescente, o que se diz ao senhor, esperando ouvir um obrigado reverencial. Mas as contas da senhora saem furadas porque da boca do sôfrego menino sai a exclamação, quero outro.
Celso Filipe A política do Sr. Trump 04.12.2019 Celso Filipe
O Presidente dos Estados Unidos está empenhado em mimetizar o comportamento do Sr. Hulot, mas só na parte da desordem, embora a puerilidade das suas ações convoque para o domínio do burlesco. 
Celso Filipe Greta faz bem ao ambiente? 02.12.2019 Celso Filipe 28
O ideal que Greta transporta é legítimo, mas investi-la numa espécie de messias do combate às alterações climáticas é injusto para a própria e redutor. Nem Greta Thunberg pode personificar a luta em defesa do ambiente, nem esta se deve esgotar na adolescente sueca.
Celso Filipe Uma tensão sem memória 01.12.2019 Celso Filipe
Agora que o barco navega em águas calmas, há muitos a acharem que o país já não precisa de boias, geralmente os mesmos que saltam borda fora ao mínimo sinal de dificuldades.
Celso Filipe A política como ela é  27.11.2019 Celso Filipe 30
Demorou pouco tempo o encantamento de Joacine. A sua abstenção no voto apresentado pelo PCP de "condenação da nova agressão israelita a Gaza" foi a gota de água que provocou uma tempestade, tendo a direção do partido considerado um "contrassenso" esta opção. Além disso falhou a entrega, em tempo útil, do projeto de lei sobre a nacionalidade, uma das bandeiras programáticas do partido.
Celso Filipe Vamos falar da TAP 24.11.2019 Celso Filipe 51
Do ponto de vista financeiro, a história da TAP resume-se numa frase de Diogo Lacerda Machado, administrador não executivo e presidente da comissão de estratégia da companhia: "Nos últimos 45 anos, a TAP teve dois anos de resultados positivos."
Celso Filipe O sentimento Trump  19.11.2019 Celso Filipe
O indicador de sentimento Trump é uma fórmula que vem ganhando créditos, uma vez que suporta uma coisa e o seu contrário e faz do seu protagonista um crónico vencedor.
Celso Filipe O ABC do BE 18.11.2019 Celso Filipe
O aquecimento para o Orçamento do Estado de 2020 já começou com o habitual corrupio de reivindicações. Nesta matéria, o Bloco de Esquerda tem estado particularmente ativo, sendo esta uma das circunstâncias que explicam o porquê de António Costa não equacionar, nem por momentos, um acordo de Governo com os bloquistas.
Celso Filipe Era uma vez a América do Sul 14.11.2019 Celso Filipe
A América do Sul, conhecida pela sua crónica instabilidade, não aproveitou os tempos de bonança económica para promover reformas que assegurassem um modelo de governação capaz de consolidar o sistema democrático.
Celso Filipe Minuto e meio de vergonha 13.11.2019 Celso Filipe 34
Os partidos de esquerda arrepiaram caminho e o Chega, Iniciativa Liberal e Livre puderam ontem interpelar António Costa. Mas o mal está feito.

Marketing Automation certified by E-GOI