Cronista
Celso Filipe Diretor-adjunto

Nasceu em 1964 e é atualmente diretor-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a atividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redação. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe Isabel, Obélix, a sopa e o céu 21.01.2020 Celso Filipe
Esta terça-feira, na sua conta no Twitter, Isabel dos Santos publicou uma imagem na qual se vê Astérix, ainda criança, a empurrar Obélix, também ele imberbe, para o caldeirão da poção mágica do druida Panoramix, a qual dá temporariamente poderes sobre-humanos a quem a bebe. No comentário à imagem, Isabel dos Santos escreveu: "Há imagens que não merecem palavras... às vezes em pequenos caímos na sopa."
Celso Filipe As lições da Frulact 19.01.2020 Celso Filipe
A venda da Frulact ao fundo de investimento francês Ardian causou um misto de perplexidade e desilusão, sentimentos fundamentados numa interrogação primordial, a dos motivos que levaram a família Miranda a vender uma empresa em crescimento, com um grau de internacionalização crescente e marcadamente inovadora. Ou seja, uma empresa rentável e com um futuro promissor.
Celso Filipe Trump e os portugueses 15.01.2020 Celso Filipe
Apesar da aura de vencedor, Trump nunca se conseguiu assumir como um líder mundial, conceito que encerra a capacidade de criar consensos e de estabelecer uma agenda comum à escala global. O que Trump conseguiu, no seu afã de tornar a América grande, foi criar inimigos e hostilizar aliados.
Celso Filipe Livre nas asas de Joacine  14.01.2020 Celso Filipe
A deputada quis ser como Ícaro e fugir da prisão ideológica do Livre. Deslumbrou-se com a projeção mediática conquistada e sobrepôs a sua agenda de causas pessoais à estratégia do partido.
Celso Filipe O lado lunar de Manuela 07.01.2020 Celso Filipe
Esta terça-feira, nas jornadas parlamentares do PSD, Manuela Ferreira Leite atirou-se à proposta de Orçamento do Estado para 2020, acusando o Governo de reduzir o défice apenas através do aumento de impostos e deterioração dos serviços públicos e defendeu que o equilíbrio das contas públicas deve ser atingido pela via do crescimento económico.
Celso Filipe Mártires para uma reeleição 05.01.2020 Celso Filipe
A 11 de novembro de 2011, Donald Trump acusava Barack Obama de querer começar uma guerra com o Irão para garantir a sua reeleição.
Celso Filipe O outro João Lourenço e o equívoco da família dos Santos 31.12.2019 Celso Filipe 36
Em Angola, o tempo já não vai voltar para trás. A família dos Santos acha que sim e só terá a perder com isso. Os últimos acontecimentos são a prova disso mesmo.
Celso Filipe O dia 3 de novembro 29.12.2019 Celso Filipe
O comportamento dos mercados, a evolução do preço do petróleo, a situação no Médio Oriente e também na América Latina ou a crise em Hong Kong serão algumas das áreas influenciadas pela variável 3 de novembro.
Celso Filipe A máquina da consciência 26.12.2019 Celso Filipe
A mudança traz consigo sobressalto, medo, esperança e espanto. Acontece sempre e em contínuo desde os primórdios da humanidade. As mudanças a que hoje assistimos, impulsionadas pela inovação tecnológica, talvez pela simples razão de as vivermos e sentirmos, caracterizam-se pela velocidade vertiginosa a que sucedem.
Celso Filipe A política da sala inclinada 18.12.2019 Celso Filipe
A verdade é que não se pode ter o melhor dos dois mundos, ou seja, mais despesa com menos receita.

Marketing Automation certified by E-GOI