Anteontem
Tiago Freire A criança problemática 21.09.2017 Tiago Freire
O Commerzbank olhava para o infantário e chamava-nos "uma das crianças problemáticas da Zona Euro". Refira-se, no entanto, que o banco alemão juntou-se ao coro dos actuais elogios e diz que já não o somos, depois de passarmos pelo reformatório da severa troika.
Raul Vaz O longo regresso à normalidade 20.09.2017 Raul Vaz 22
Por mero acaso e circunstância feliz, vi Portugal ser campeão europeu junto a Mário Centeno. Celebrámos. No dia seguinte, bem cedo, o ministro das Finanças chegava ao Ecofin de cachecol da vitória. Foi aí que tudo mudou? Não, mas ajudou.
André Veríssimo Supervisão ou perversão? 19.09.2017 André Veríssimo
Esta semana foram apresentadas as conclusões do grupo de trabalho criado pelo Governo e liderado pelo antigo presidente da CMVM, Carlos Tavares. A alteração mais polémica é a criação do Conselho Superior de Política Financeira, liderado pelo ministro das Finanças, e que terá de se pronunciar sobre medidas que tenham impacto nas contas públicas, como seja uma resolução bancária.
Celso Filipe Elas comem tudo e deixam migalhas 18.09.2017 Celso Filipe
As plataformas de distribuição online ganharam o atributo que Fernando Pessoa deu à Coca-Cola numa frase publicitária que ficou para a história: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se." Estas plataformas entranharam-se de tal maneira na economia que se tornaram as maiores ganhadoras da globalização, enfrentando poucos riscos e tendo custos reduzidos, por comparação com a indústria.
Celso Filipe O rating de dois gumes 17.09.2017 Celso Filipe 35
A conservadora Standard & Poor’s surpreendeu ao tirar Portugal do "lixo". A decisão deverá fazer com que em próximas avaliações a Moody’s e a Fitch optem pelo mesmo caminho, permitindo que o país entre numa nova rota de relacionamento com os investidores internacionais e tenha acesso a financiamento em condições mais favoráveis, um quadro que também beneficiará as empresas nacionais.
Há 1 semana
Tiago Freire O fora-de-jogo do Governo 14.09.2017 Tiago Freire 84
Devemos, afinal, celebrar. Vivemos numa democracia tão perfeita que a única coisa que a pode ameaçar é a realização de uns jogos de futebol no dia das eleições.
André Veríssimo O tanto que a Europa (não) mudou 13.09.2017 André Veríssimo
Juncker, que até conhece bem Portugal, enganou-se ontem na geografia da União ao dizer que ela ia de Vigo a Varna e de Espanha à Bulgária. Será que acertou no caminho que preconiza para a Europa?
Raul Vaz Jerónimo e o dono da bola 12.09.2017 Raul Vaz 46
Jerónimo, velha raposa, viu o filme e pôs legendas: o PCP, gordo, está disposto a entrar num próximo governo. O que é que o líder dos comunistas quer? É simples: evitar uma maioria absoluta do PS, ideia que encanita a memória de décadas trocada por um curto assomo de vingança. Se isso acontecer, ler-se-á e ficará como a entrega do ouro ao bandido.
André Veríssimo A sobranceria à solta 11.09.2017 André Veríssimo 20
A popularidade do Governo e a falta dela na oposição conduzem com facilidade à sobranceria. E há já sinais preocupantes desse comportamento.
Tiago Freire Os 50 tons da austeridade 10.09.2017 Tiago Freire 39
A austeridade está para ficar, pelo menos enquanto 'ground zero' do debate político em Portugal. O termo em si ganhou o concurso para Palavra do Ano no já longínquo ano de 2011, mas teima em não sair do léxico. E da prática política, e da vida dos portugueses?
pub