Cronista
Manuel Esteves Editor Executivo

Manuel Esteves nasceu em 1976, é editor da secção de Economia do Negócios desde Janeiro de 2010. Iniciou a carreira no Diário Económico, onde também foi editor de Economia em 2009. Foi igualmente jornalista e subeditor de economia do Diário de Notícias. É licenciado em economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Manuel Esteves As pensões e os militares 10.10.2019 Manuel Esteves
Há dois mistérios na Caixa Geral de Aposentação: porque não sobe a idade média em que os funcionários se reformam? E como é possível que o valor médio das novas pensões esteja a disparar ano após ano? A resposta parece estar nos militares.
Manuel Esteves Os novos consensos 03.10.2019 Manuel Esteves
A campanha eleitoral está a terminar e este é um momento propício a balanços. No campeonato das ideias, vemos emergir novos consensos, com a direita e a esquerda a guardarem na arrecadação bandeiras antigas ou a empunharem bandeiras que não eram suas.
Manuel Esteves Uma pré-campanha auspiciosa 22.09.2019 Manuel Esteves
O país já ganhou com estas eleições legislativas. Ao contrário do que aconteceu no passado, os líderes dos principais partidos têm sabido manter-se focados nas ideias rejeitando a fulanização da política e os golpes baixos aos adversários. Isso facilita as escolhas dos eleitores ao mesmo tempo que as torna mais certeiras.
Manuel Esteves Um Fisco civilizado 29.08.2019 Manuel Esteves
É preciso substituir a abordagem punitiva do Fisco por uma abordagem preventiva. Nesse sentido, os passos que a Autoridade Tributária começa a dar vão no sentido correto. Se pagamos impostos em nome da civilização, tem de ser possível fiscalizá-los de forma civilizada.
Manuel Esteves Uma greve antisindical 22.08.2019 Manuel Esteves
Esta greve dos motoristas fez mais mal do que bem ao movimento sindical. Deteriorou a imagem da sua arma de último recurso e abriu espaço para que surgissem propostas de restrição ao direito à greve e à introdução de serviços mínimos. Nada que preocupe Pardal Henriques, que ambiciona voos mais altos.
Manuel Esteves Motoristas num beco sem saída 11.08.2019 Manuel Esteves 44
A requisição civil parece ser, neste momento, a única escapatória para os sindicatos. É a solução desejada desde o início pela Antram; a solução final que o governo queria evitar; e a solução menos má para os motoristas.
Manuel Esteves Serviços máximos eleitorais 08.08.2019 Manuel Esteves
Encorajado pelo apoio popular e pelos possíveis ganhos eleitorais, António Costa enveredou pela via mais radical para responder aos motoristas. Nem os consumidores ficaram mais tranquilos, acorrendo em massa às bombas de gasolina, nem os sindicatos deram sinais de desmobilização.
Manuel Esteves Um conselho para cada partido 14.07.2019 Manuel Esteves
A pré-campanha arrancou bem, com elevação e vontade de debater propostas concretas. Ficam aqui algumas recomendações aos partidos para que a vida lhes corra melhor. Ao PS, aconselha-se humildade; ao PSD, união; ao BE construção; ao PCP, comunicação; e ao PAN, estudo.
Manuel Esteves A lição dos Açores ao Continente 11.07.2019 Manuel Esteves 27
No Continente, a pré-reforma pode dar 100% do salário e a sua atribuição depende do superior hierárquico. Nos Açores, o governo regional decidiu fixar critérios objetivos para a aprovação dos pedidos e para definição dos valores para evitar arbitrariedades, o que parece bastante sensato. O Governo da República acha isso desnecessário.
Manuel Esteves A minha renda é mais acessível do que a tua 03.07.2019 Manuel Esteves
Fernando Medina diz que a sua renda é mais acessível do que a de Pedro Nuno Santos. A crítica ao programa do governo é justa, mas a comparação é infantil e desajustada. Medina devia ser mais humilde: a cidade está há quatro anos à espera que concretize a sua promessa de disponibilizar cinco mil casas com rendas acessíveis à classe média. É o tempo de uma legislatura.

Marketing Automation certified by E-GOI