Cronista
Manuel Esteves Editor Executivo

Manuel Esteves nasceu em 1976, é editor da secção de Economia do Negócios desde Janeiro de 2010. Iniciou a carreira no Diário Económico, onde também foi editor de Economia em 2009. Foi igualmente jornalista e subeditor de economia do Diário de Notícias. É licenciado em economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Manuel Esteves A bomba atómica sindical 13.12.2018 Manuel Esteves
A greve dos enfermeiros, financiada por fora, é um sucesso. Quantos menos fizerem greve, maior é a sustentabilidade do protesto porque maior é o rácio entre enfermeiros financiadores e enfermeiros financiados. É esperto mas também é imoral. Os fins não podem justificar os meios.
Manuel Esteves Empresário, amigo, o PCP está contigo 28.11.2018 Manuel Esteves 23
O Governo prometeu um orçamento amigo das empresas, mas o que entrou no Parlamento era pouco amistoso. O que saiu, sim é amigo das empresas, mas estranhamente graças ao PCP. O governo preferiu ser amigo dos cofres públicos.
Manuel Esteves Assim se vê a falta de força do PSD 18.11.2018 Manuel Esteves 29
Foi governo por poucos dias e passou grande parte da legislatura sem qualquer influência no Parlamento. Agora, no final da legislatura, o PSD volta a ser decisivo em vários dossiês-chave, mas vê nessa oportunidade um enorme problema.
Manuel Esteves Actualizem-se os escalões de IRS 14.11.2018 Manuel Esteves 27
Rui Rio vai ter de decidir se o PSD se junta aos restantes partidos para obrigar o Governo a actualizar os escalões de IRS. Esta é uma batalha em que o Governo merece ser derrotado.
Opinião Alerta democrático 08.11.2018 Manuel Esteves 26
Não há democracia sem liberdade de imprensa e não há liberdade de imprensa sem viabilidade financeira. O que se passa na comunicação social, e com os jornais em particular, não pode ser visto como uma crise sectorial. É a própria democracia que está em causa.
Editorial Brasil: a escolha de quem não escolhe 25.10.2018 Manuel Esteves 160
Três em cada quatro pessoas que falam português vivem no Brasil. São mais de 200 milhões que estão à beira de ser governados por um fascista. Quem não vê nisto uma tragédia e se recusa a escolher está, na realidade, a fazer a pior escolha possível. É o caso de Assunção Cristas.
Editorial Reformas adiadas 18.10.2018 Manuel Esteves 22
O ministro do Trabalho anunciou, como se de um pormenor se tratasse, que centenas de milhares de pessoas vão ter de trabalhar mais anos para se poderem reformar. O primeiro-ministro não está preocupado e parece achar que a estabilidade só é importante para as empresas, não para as pessoas. Quanto ao Bloco e ao PCP fica a pergunta: foram enganados ou deixaram-se enganar?
Manuel Esteves Aumentos no Estado, sim, mas não nos salários 07.10.2018 Manuel Esteves
Em vez de salários, a discussão que está a marcar o Orçamento para 2019 devia estar centrada nos recursos que o Estado disponibiliza aos portugueses. Aumentos no Estado? Sim, mas não nos vencimentos dos funcionários.
Manuel Esteves A última oportunidade da geringonça 23.09.2018 Manuel Esteves
Vem aí o último Orçamento do Estado apoiado por Bloco de Esquerda e PCP e com ele a última oportunidade destes dois partidos mostrarem que há vida além dos rendimentos. Mais importante do que o dinheiro que o Estado dá são os serviços que o Estado pode prestar.
Manuel Esteves Sobe, sobe, salário sobe 17.09.2018 Manuel Esteves
Para muitos portugueses, aquela que é a mais importante fonte de rendimentos pouco subiu: o salário. Há muitos factores que a explicam, mas não convém esquecer que esta contenção foi também o resultado deliberado das reformas no mercado laboral, feitas no programa de ajustamento.