Ontem
André Veríssimo Ceder para governar 21.11.2017 André Veríssimo
O dever fiduciário que o Estado, e através dele o Governo, tem para com os contribuintes e cidadãos é defender o bem comum. O que este Governo tem feito, de braço dado com o Bloco de Esquerda e o PCP, é distribuir benefícios por aqueles que maior capacidade reivindicativa têm.
Jorge Fonseca de Almeida Incentivos contraproducentes 21.11.2017 Jorge Fonseca de Almeida
Os incentivos positivos e negativos, pecuniários ou morais, têm um forte efeito no desempenho com que executamos as nossas tarefas quer ao nível profissional quer ao nível pessoal.
Teresa Damásio O Prémio Mercúrio e do comércio - mitologia ou realidade 21.11.2017 Teresa Damásio
Durante dois anos, o Prémio Mercúrio esteve ausente da vida do comércio português, mercê das vicissitudes por que passou a sociedade portuguesa em geral e o comércio em particular como consequência da crise da dívida soberana.
Edson Athayde 1969: o ano que não terminou 21.11.2017 Edson Athayde
A história é um tecer, a história é um tecido. Os fios históricos narrativos entrelaçam-se para criar a ilusão de presente e de passado. O futuro (que efetivamente não existe) não é história, não passa de um delírio social consentido.
Francisco Mendes da Silva O fim do "fim da austeridade" 21.11.2017 Francisco Mendes da Silva
No fundo, o conflito com os professores mostra que, no passado e no presente, o PS também é um dos rostos da austeridade.
Camilo Lourenço A segunda capitulação de António Costa 21.11.2017 Camilo Lourenço 120
Costa diz não... à segunda-feira. Professores paralisam (descongelamento de carreiras)... à terça-feira. Costa diz sim... à quarta-feira.
Isabel Stilwell O preconceito contra os livros nas "mercearias" 21.11.2017 Isabel Stilwell
O nosso jornalismo, por vezes, é mesmo provinciano. Dentro de portas a literatura não é coisa de "mercearia", mas enchem-se páginas com os Costa Book Awards. Decididamente é "absolutamente diferente" vender cafés em Londres ou em Loures!
Colunistas Brexit: "the softer, the better" 21.11.2017 Ricardo Pinheiro Alves
O mercado britânico é o quarto maior para a economia portuguesa, representando 10% das exportações nacionais e um total de 7,5 mil milhões de euros em vendas para vários milhares de empresas portuguesas.
João Carlos Barradas A engenheira, pilha-galinhas e outros mais  21.11.2017 João Carlos Barradas
"Há vida além do Estado", assevera, ponderoso, o editorial do Jornal de Angola ao louvar a "veia empresarial" de Isabel dos Santos pela inauguração de uma fábrica cervejeira um dia depois da sua exoneração da Sonangol.
Sessão de Abertura Quanto valeria uma aposta realizada na crise?   21.11.2017 Patrícia Abreu
O investimento em acções deve ser sempre realizado com um objectivo de longo prazo. Ainda assim, o sonho de qualquer investidor é entrar quando o mercado bateu no fundo e está a iniciar um ciclo de ganhos, uma tarefa, porém, quase impossível.
Economia Social Economia social e economia de mercado 21.11.2017 Virgílio Lima
Quando se pretende caracterizar mutualidades e cooperativas numa análise comparada com as sociedades de capital há que começar por definir cada um destes tipos de empresa.
Fernando Sobral O país Harry Potter 21.11.2017 Fernando Sobral
O Governo pediu, nos últimos tempos, auxílio a Harry Potter. Refugiou-se na fantasia para escapar à realidade. Alguns chamam a isso controlo da agenda política. Outros, desnorte.
Colunistas Uma solução chamada Porto de Setúbal 21.11.2017 Porfírio Gomes
Fará muito pouco sentido promover qualquer tipo de investimento em novas infraestruturas portuárias, com valores de investimento bastante elevados, porquanto, no fim, haverá sempre custos apontados ao Orçamento de Estado e no limite aos contribuintes.
Economistas As lições demográficas do Japão para a Europa 21.11.2017 Daniel Gros
A primeira lição da experiência do Japão é que, apesar da dificuldade da Zona Euro em gerar inflação numa sociedade a envelhecer e que é caracterizada pelo excesso de poupanças, o crescimento não está fora do alcance.
Linhas Cruzadas Kim Kardashian, Trump e o colapso da coligação alemã 21.11.2017 Fernando Sobral
Não é hábito ver Kim Kardashian, uma das "socialites" mais conhecidas do mundo, fazer comentários políticos.
Anteontem
Celso Filipe Overdose de provincianismo 20.11.2017 Celso Filipe 145
Na manhã de ontem, António Costa escreveu no Twitter: "O Porto oferece à EMA (Agência Europeia do Medicamento) a melhor solução para a sua relocalização. A União Europeia aproveita esta oportunidade? Espero que sim." A resposta chegou à tarde: não.
Fernando Sobral Qual o futuro do Líbano? 20.11.2017 Fernando Sobral
O ousado jogo da Arábia Saudita no Líbano arrisca acabar com o frágil equilíbrio que tem permitido ao país do cedro manter-se imune à contaminação da guerra na Síria.