Economistas O dilema dos bancos centrais 14:00 Miao Yanliang
Não só a política orçamental e as reformas estruturais devem desempenhar um papel maior, como a política macroprudencial deve ser tida como prioridade, a fim de conter os ciclos financeiros de expansão/contração.
Ontem
Celso Filipe As lições da Frulact 19.01.2020 Celso Filipe
A venda da Frulact ao fundo de investimento francês Ardian causou um misto de perplexidade e desilusão, sentimentos fundamentados numa interrogação primordial, a dos motivos que levaram a família Miranda a vender uma empresa em crescimento, com um grau de internacionalização crescente e marcadamente inovadora. Ou seja, uma empresa rentável e com um futuro promissor.
Camilo Lourenço No Largo do Rato suspira-se de alívio 19.01.2020 Camilo Lourenço 440
Rui Rio ganhou o direito de continuar a liderar o PSD. Não é surpresa. Depois da votação da primeira volta, percebeu-se que grande parte dos militantes estão satisfeitos com a sua orientação.
Marques Mendes Marques Mendes: Isabel dos Santos tem tudo contra si 19.01.2020 Luís Marques Mendes 61
As habituais notas da semana de Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC. O comentador fala sobre o cerco a Isabel dos Santos, a vitória de Rio e o futuro do PSD, entre outros temas.
António Moita Dignidade a 10 euros 19.01.2020 António Moita 35
Ninguém consegue mudar a vida dos mais pobres de um dia para o outro. Mas ninguém vai conseguir algum dia mudar a vida dos mais pobres se o método que está a ser seguido continuar a ser aplicado.
Colunistas A gestão conjunta dos portos de Lisboa e Setúbal 19.01.2020 José António Contradanças 31
Somos de opinião que, num contexto mais vasto, o sistema portuário nacional deve ser visto como um todo global, complementar e integrado, capaz de responder aos desafios que se ponham em termos de competitividade com outros portos a nível mundial.
Kenneth Rogoff O indispensável debate sobre a desigualdade 19.01.2020 Kenneth Rogoff
Os mais recentes dados das Nações Unidas mostram que o mundo já chegou a um ponto crítico, em que não existem muitas hipóteses de limitar o aumento da temperatura global ao nível que os climatólogos consideram ser o limiar de segurança: 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Jean Pisani-Ferry A nova identidade verde da Europa 17.01.2020 Jean Pisani-Ferry
A transição para a neutralidade carbónica destruirá riqueza, causará perda de empregos em setores com uso intensivo de energia e exigirá mudanças no estilo de vida. Só terá apoio suficiente para superar a oposição se gerar dinamismo económico.
Manuel Falcão Os dois estarolas 17.01.2020 Manuel Falcão
Aobsil, sabem o que é? Há bandeirolas e anúncios de rua por todo o lado com esta sigla: AOBSIL. Eu explico: é a nova marca de Lisboa.
Joaquim Aguiar As três estagnações 17.01.2020 Joaquim Aguiar
O crescimento potencial da economia portuguesa é baixo, não passando a banda dos dois a três por cento, o que não permite sustentar o aumento da despesa com as políticas sociais nem o investimento em equipamentos e infraestruturas, mesmo em regime de taxas de juro negativas.
Camilo Lourenço O dr. Centeno não lida bem com a verdade 17.01.2020 Camilo Lourenço 376
O dr. Centeno não lida nada bem com a verdade. Se o BCE não estivesse no mercado, desde 2015, a comprar dívida (entre elas a portuguesa), os juros da dívida nunca teriam caído para o patamar em que se encontram hoje.
André Veríssimo Se corre bem, é para taxar 16.01.2020 André Veríssimo 66
O Governo comporta-se, cada vez mais, como um francoatirador fiscal pronto a disparar sobre tudo o que tenha lucro. Se o negócio está a dar dinheiro, leva com uma taxa. Com isso, desincentiva o engenho, o mérito, a capacidade de iniciativa, o esforço na criação de riqueza.
Camilo Lourenço O socialismo não gosta de críticas 16.01.2020 Camilo Lourenço 1194
Nada como um bom “entalanço” para se conhecer o pior do socialismo. Veja-se a reação violenta de Fernando Medina ao Tribunal de Contas por causa da cedência de imóveis da Segurança Social à CML.
Armando Esteves Pereira Anatomia de mais um golpe no BES 16.01.2020 Armando Esteves Pereira
Mais de seis anos após a resolução do BES, o caso continua em banho-maria na Justiça. Só uma decisão administrativa contra Ricardo Salgado. Entretanto vão-se conhecendo mais detalhes do “modus operandi” de um império financeiro de pés de barro.
Bruno Faria Lopes Banca: o caso bizarro do cartel que gerou prejuízos 16.01.2020 Bruno Faria Lopes
As administrações dos bancos conseguiram montar uma prática anticoncorrencial automatizada para um produto bancário com que viriam a perder centenas de milhões de euros. A má gestão e a crise são, ironicamente, a sua melhor defesa contra a multa histórica da Autoridade da Concorrência.
Cristina Casalinho Taxas negativas entre nós 16.01.2020 Cristina Casalinho
Taxas de juro negativas são uma realidade com crescente tração. A longevidade de um instrumento de política, inicialmente considerado temporário, tem, contudo, vindo a suscitar questões sobre as vantagens da sua prolongada existência.

Marketing Automation certified by E-GOI