Carlos Bastardo Mas afinal, quantos portugueses emigraram entre 2011 e 2018? 18:58 Carlos Bastardo
Os pais destas pessoas (numa boa parte jovens) pagaram os seus estudos, o Estado investiu na sua educação e agora, as pessoas ao emigrarem vão pagar impostos sobre o rendimento e consumo noutros países.
Jorge Fonseca de Almeida O milagre da melhoria dos resultados PISA 17:18 Jorge Fonseca de Almeida
Temos pois que a melhoria de Portugal não é mérito próprio mas antes o resultado do alargamento dos testes PISA a um conjunto maior de países pobres, ou em guerra. Eis, pois, o grande milagre.
Economistas A calma depois das eleições do Brexit no Reino Unido 14:00 Anatole Kaletsky
A conclusão é que as relações económicas entre o Reino Unido e a UE ficarão praticamente inalteradas durante um longo período de tempo, independentemente do que aconteça nas eleições deste mês.
Joaquim Aguiar Receber o poder 10:10 Joaquim Aguiar
O poder é como a maçã de Isaac Newton: a questão não está em a maçã ter caído, a questão está na cabeça que estava na trajectória da maçã e formulou a lei da gravidade.
Paulo Carmona Salazar e as regiões 09:20 Paulo Carmona
Veio a revolução e a estrutura centralista e autoritária permaneceu a mesma, mantendo-se a fidelidade dos seus funcionários ao Estado, seja qual for o regime em vigor.
Ontem
Celso Filipe Há petróleo no Terreiro 09.12.2019 Celso Filipe
Todos os anos o Orçamento do Estado replica aquela anedota do menino que cobiça um bolo na pastelaria. Um homem satisfaz-lhe a gula oferecendo-lhe o dito e a mãe, solícita, inquire o pré-adolescente, o que se diz ao senhor, esperando ouvir um obrigado reverencial. Mas as contas da senhora saem furadas porque da boca do sôfrego menino sai a exclamação, quero outro.
Camilo Lourenço IVA faseado na luz? Com papas e bolos… 09.12.2019 Camilo Lourenço 389
Moral da história: se alguma coisa acontecer no IVA da energia, prepare-se para um daqueles brilharetes típicos dos últimos quatro anos: o que parece… não é. Surpreendido? Com papas e bolos…
João Carlos Barradas Brexit está quase, quase... 09.12.2019 João Carlos Barradas
É Brexit ou nada e nem tem volta a dar, porque se Boris Johnson falhar uma maioria conservadora para consumar o Brexit no final de Janeiro será outro governo minoritário ou de coligação liderado pelos trabalhistas a tentar convocar novo referendo no próximo ano.
Adolfo Mesquita Nunes Sim, vivemos melhor do que os nossos avós 09.12.2019 Adolfo Mesquita Nunes
A população portuguesa vive em média quase duas vezes melhor do que a restante população. Mais de metade da população portuguesa está entre os 23% mais ricos do mundo. Sim, somos uns privilegiados, e não nos damos conta disso.
Colunistas O luxo e o imobiliário 09.12.2019 Gustavo Soares 50
No caso específico das propriedades, o luxo continua a ser um negócio de nicho que em termos gerais, representa entre 10 a 12 mil transações por ano, equivalentes a 8 mil milhões de euros e representando cerca de 30% do valor total das transações realizadas.
Colunistas Joacine perdeu a Palestina 09.12.2019 José Veiga Sarmento 35
Se houve a ilusão de que a retirada militar de Gaza abria caminho a um entendimento entre Estados, rapidamente o pesadelo voltou a impor-se. O Hamas não queria ser vizinho de Israel, queria simplesmente acabar com Israel.
Economistas O que se segue em matéria de políticas monetárias não convencionais? 09.12.2019 Stephen Grenville
No curto prazo, deve dar-se ouvidos à mensagem oblíqua e subtil do relatório do BIS: os esforços árduos das políticas monetárias da última década precisam de ser complementados pela expansão orçamental, especialmente se a economia global estiver a desacelerar.
Colunistas Bebidas espirituosas: criar condições para uma política de coesão territorial 09.12.2019 João Vargas 77
Não existem apenas startups tecnológicas, os novos destiladores de gin do Alentejo e do Gerês também fazem parte do movimento de novos empreendedores que afirma a marca de Portugal e cria valor e riqueza.
Anteontem
Editorial Transporte público e prioritário 08.12.2019 Manuel Esteves 20
Só há uma forma sustentada, democrática e eficaz de aumentar a mobilidade nos grandes centros urbanos: investir nos transportes públicos. Para isso, não basta tornar os preços acessíveis, é preciso aumentar a oferta. É bom para quem trabalha, para as empresas e, claro, para o país.
Camilo Lourenço O mau exemplo que vem da Madeira 08.12.2019 Camilo Lourenço 527
O PSD Madeira admite viabilizar o próximo orçamento do Estado, resolvendo um problema a António Costa. Bastará, para tanto, que o governo dê ao PSD daquela região autónoma o que quer (os detalhes do negócio são ainda desconhecidos).
Marques Mendes Marques Mendes: Regionalização sem referendo seria “golpe de Estado palaciano" 08.12.2019 Luís Marques Mendes
As notas da semana de Marques Mendes no seu comentário semanal na SIC. Marques Mendes fala sobre Greta Thunberg, a regionalização, o futuro da direita e as eleições no Reino Unido entre outros temas.

Marketing Automation certified by E-GOI