Trading Mini "flash-crash" atinge franco suíço

Mini "flash-crash" atinge franco suíço

A reduzida liquidez devido ao feriado no Japão terá exacerbado o movimento que levou a moeda da Suíça a oscilar fortemente na noite de domingo.
Mini "flash-crash" atinge franco suíço
Reuters
Negócios 11 de fevereiro de 2019 às 12:07

O franco suíço registou uma forte queda face ao euro e contra o dólar na última noite, uma movimentação que terá sido motivada por erro humano e exacerbada devido à reduzida liquidez registada na altura.

 

Pouco depois das 22:00 (hora de Londres) deste domingo, o euro disparou para 1,1325 francos suíços e o dólar fez um movimento semelhante. Pouco depois a moeda suíça recuperou, estando os operadores a classificar este movimento como um mini "flash-crash" (movimento súbito de um título seguido de recuperação quase imediata).

 

Não se verificou qualquer contágio e esta movimentação aconteceu num período de liquidez muito reduzida, já que estavam as bolsas asiáticas a abrir e hoje é feriado no Japão.

Operadores contactados pela Bloomberg e Financial Times destacam que este movimento terá sido exacerbado precisamente pela reduzida liquidez que se verificava na altura.

 

De acordo com o FT, terá sido um erro humano e não tecnológico que motivou este movimento abrupto na cotação. Parece ter sido uma "execução incorreta de um ‘trade’ que deu origem a este movimento, que foi exacerbado pela liquidez mais reduzida do que o habitual, devido ao facto de ser feriado no Japão", disse ao jornal britânico Lee Oliver, da InTouch FX.

 

No início deste ano foi o iene que foi alvo de uma "flash crash" (a 3 de janeiro a moeda japonesa disparou 8% contra o dólar australiano sem razões aparentes), mas ainda assim com dimensões e impacto inferiores ao registado com a libra em outubro de 2015.

 

"A reduzida liquidez é um fator comum neste tipo de eventos", disse à Bloomberg Rodrigo Caril, do National Australia Bank. "Os ‘traders’ têm agora assinalado os feriados no Japão com letras grandes nos seus calendários de mesa", afirmou.

Alguns dos maiores erros no mercado:



Conheça mais sobre as soluções de  trading online da DeGiro.

Marketing Automation certified by E-GOI